email contatos endereço
You need to upgrade your Flash Player or to allow javascript to enable Website menu.
Get Flash Player
 

 

 
 
galeira de Fotos
 

DALVA SILVA, VICE-PRESIDENTE

Dalva Silva

Dalva Silva chegou á A.C.M.B na década de 90, tendo portanto 21 anos nesta escola, administrando juntamente com o Presidente Rubens Silva.

Quando aqui chegou mal sabia a origem e a historia da capoeira, hoje sabe de tudo um pouco, inclusive é a responsável por eventos, venda de materiais para outros grupos de capoeira, cotação de preços nacionais e internacionais, aquisição de calças e camisas masculinas e femininas, shows, aquisição de material para batizados e troca de corda dentro e fora da Associação.

“Cheguei ao Pelourinho trazida pelas mãos do “Mestre BAMBA”, O Pelourinho era uma área ‘’braba’’, aonde só vinha quem tinha negócios á resolver... eu tinha.. então vim!

Nascida e criada em Salvador, estive no Pelourinho, quando ainda era Maciel, As ruas, esquinas e becos me deixavam assustadas, pessoas drogadas, mendigos, desinteligência entre vizinhos e casais enfim um ambiente totalmente diferente do restante da cidade. Poderia até dizer que sórdido!

Para alegria geral chegou o que podemos chamar de “HOMEM FORTE” ao Pelourinho, o saudoso Antonio Carlos Magalhães. Inovou, modernizou e trouxe a paz a freqüência das pessoas e suas famílias ao Pelourinho, mostrou o Pelourinho para a Bahia e para o mundo!

Pena que após sua morte os poderes públicos não tenham tido a BOA VONTADE de dar continuidade ao trabalho realizado por ACM. Briga de políticos, que diz que este ou aquele local pertence a um determinado político e ele não tem interesse em ajudar. (que vergonha!!) triste Bahia que não honra sua historia seu passado e seu presente.Mestre Itapuã, Mestre Bamba e Dona Dalva

Com relação a esta Associação, já vi muitas coisas: vi estrangeiro entrar aqui chorando de emoção, por estar nesta casa, e também vi brasileiro incentivando os estrangeiros a não entrar para assistir nosso show e sair para tomar uma cervejinha! Que ironia não é? Pois bem isso acontece apesar da grandiosidade do ser humano.

Mas vamos falar de outras coisas?

Trabalhei em varias empresas do Pólo Petroquímico, antes de vir parar no Pelourinho, de lá trouxe experiências com qualidades, ISSO 9000, 14000, entre outras, lá aprendi que fazer certo é fazer só uma vez ao invés de fazer varias vezes errado. Rodei por diversas empresas do Pólo Petroquímico, até descobrir que não tinha mais ânimo para viagens de ida e vinda todos os dias, com uma filha pequena. Resolvi juntamente com mestre BAMBA me estabelecer na cidade Pelourinho e hoje confesso que apesar de todos os problemas sou MAIS FELIZ AQUI.

Minha vida acadêmica começa no curso de Historia, para minha decepção comecei a trabalhar em escolas públicas. Cheia de sonhos até descobrir que algumas crianças e adolescentes não tinham interesse em aprender sobre a história do nosso país. Lamentável!! Desisti agora me entrego ao curso de Direito. Minha área escolhida? Penal! Tenho profundo interesse em descobrir sobre a vida dos seres que habitam as celas do nosso país. Cada um tem uma vida diferente e uma historia para contar. Ali vi sonhos, verdades, mentiras, homens e mulheres reduzidos a nada, cumprindo pena devido ao ilícito penal cometido.

Por isso sofro tanto em não obter ajuda para nossos Projetos sociais que são 3 e estão instalados em diferentes bairros. Cada olhar de uma criança nos leva a repensar o que vai ser de seu futuro se não fizermos nada. Peço ajuda, porém muitas vezes alguém bate a porta na minha cara, mas sigo em frente. Fazemos eventos de capoeira em casamentos, batizados, seminários, etc. Com a verba arrecadada pagamos aluguel á IGREJA Venerável Ordem Terceira de São Domingos há aproximadamente 70 anos, sim isto mesmo que escrevi, apesar de sermos utilidade publica estadual e municipal não temos o domínio do imóvel, pois este pertence à Igreja!Mestre Bmba e Família

Realizo vários projetos sociais na companhia dos professores de cada unidade - Sendo responsável pelo bairro da Jaqueira do Carneiro o Professor Raimundo, no bairro do Engenho Velho temos Professor ‘’Sapo’’ e Professor‘’Marrom’’e no bairro do temos os Professores ‘’Escala’’e‘’Pinauna’’.

Juntos, temos mais de 200 crianças que sonham com um amanhã diferente. Os bairros que atuamos são áreas críticas, mas não podemos mudar o bairro. Mas podemos mudar o sonho, e essa é a nossa intenção.

Acreditar e acreditar sempre que podemos fazer um novo amanhã para as crianças do Pelourinho e áreas adjacentes. Deste projeto social saíram vários jovens que hoje ministram aulas em outros países tais como Rússia e Canadá entre outros posso citar TOINHO e também RENI.(Vide Box dos professores).

Amo o DIREITO de paixão, mas não consigo ver minha vida fora da capoeira. Hora estou caminhando para o presídio a trabalho, ora estou caminhando pra capoeira, e ainda encontro tempo para ser voluntaria num Cartório, aqui de Salvador. Eu tenho muitos de projetos de vida!

Sonho com o dia que os poderes públicos reconhecerem a importância desta Associação de CAPOEIRA para a Bahia, o Brasil e o mundo!

Somos utilidade publica estadual e municipal, ainda assim não temos um Projeto social administrado pelos poderes públicos. Quem sabe um dia???? Todos somos livres para sonhar não?